domingo, 30 de maio de 2021

Sobre rankings

Havendo discussão farta acerca do ranking das escolas, ocorreu-me procurar o significado da palavra ranking. Consultando o dicionário, saiu-me isto:

Lista ordenada segundo determinados critérios ou parâmetros. = HIERARQUIA


"ranking", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ranking [consultado em 30-05-2021].

Segundo vemos nas notícias, o ranking é baseado na média obtidas nos exames por parte dos respetivos alunos. Na prática é dizer que é o ranking das escolas em que os alunos tiveram melhores notas (melhores alunos?). Não me parece uma extrapolação exagerada dizer que é o ranking das escolas onde estão os melhores alunos (baseado no critário "melhores notas").

Não discutindo os fatores que levam a que estes alunos tenham melhores notas (recrutamento de alunos, excelência do ensino, etc.), há uma conclusão que este ranking me permite retirar e não é que as escolas privadas são melhores que as públicas.

Se os melhores alunos estão concentrados num segmento de escolas, significa que os piores alunos estão concentrados noutro qualquer segmento. Isto é, na prática, segregação. É também aumentar as diferenças de oportunidades que os alunos terão ao longo da vida. 
O papel da escolas devia ser o oposto. As políticas deviam ter como propósito contribuir para a redução das diferenças.

Mas, lendo notícias sobre rankings, a redução destas diferenças deve ser o único tema que não foi assunto.

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