terça-feira, 9 de junho de 2020

Não há círculos perfeitos

Nesta época que atravessamos, reduziram-se as emissões poluentes. Em nível suficiente para reverter efeitos como o aquecimento global? Dificilmente.
Aumentou em muito o consumo de materiais plásticos e não recicláveis, o que poderá compensar o efeito acima no médio prazo. Naturalmente. A economia pode ser digital mas as necessidades são ainda muito físicas e têm de ser transportadas de alguma forma.
Penso que parte da solução passa mais por reaproveitar e reutilizar o que temos. É um passo importante a dar antes da reciclagem.
Há algum tempo, tentavam vender-me umas embalagens recicláveis com o argumento de que as atuais que eu tenho não o são. Respondi que quando as atuais que tenho deixarem de servir o faria.
A resposta foi tão básica quanto inconsciente: "mas assim estás a contribuir para poluir mais". Não! Estou a contribuir para poluir menos! Se continuar a utilizar as minhas embalagens não recicláveis por muitos e longos anos não precisarei de as substituir e não contribuirei para a necessidade de novos produtos e criação de mais poluição. O foco tem de ser na produção de novos produtos que, essa sim, deve ser feita de forma o menos poluente possível e assegurando a utilização de materiais duráveis e recicláveis. E claro, é necessário o máximo possível de reciclagem dos resíduos atuais. Se conseguirmos que os produtos demorem mais a serem resíduos, estaremos a contribuir muito para um planeta melhor.


Sem comentários: