A teoria do caos diz-nos que existe ordem no caos. Na realidade diz que existe regularidade em equações dinâmicas de valores flutuantes mas esta versão talvez afaste os potenciais leitores deste artigo.
No fundo será um factor imprevisível entre a ordem e a desordem uma vez que apresenta alguma regularidade.
Na meteorologia, o caso mais frequentemente apresentado para a demonstração desta teoria, verifica-se que existe uma grande dose de imprevisibilidade. No entanto, verifica-se que existe uma certa regularidade nas estações do ano e entre o tempo quente e frio.
No supermercado, quando se anuncia que uma caixa vai fechar e que outra irá abrir, ninguém conseguirá prever com exactidão qual será a consequência nos clientes que aguardavam. No entanto será de esperar que haja um movimento em direcção à outra fila.
Nos batimentos cardíacos o coração contrai-se a um ritmo caótico. No entanto, os batimentos médios por minuto apresentam bastante regularidade.
Curiosidade: É devido ao facto de os batimentos cardíacos serem caóticos que a irrigação é eficiente. No caso dos pacemakers, devido à sua regularidade provocam, a prazo, deficiências na irrigação uma vez que é devido ao funcionamento caótico que o ritmo cardíaco se adapta com grande rapidez.
2 comentários:
Costumo demonstar o Ordem (harmonia) e o Caos através do Jazz. Este é a harmonia no caos. :)
Outro exemplo- quanto mais nos afastamos das coisas, mais elas nos parecem ordenadas. Quando nos afastamos de nós próprios, dos individuais; o colectivo, os sistemas,os ecossistemas,fazem mais sentido-a Terra parece mais justa.
Enviar um comentário