sexta-feira, 26 de junho de 2020
Tempo condensado
Uau! 10 anos de vida do sol "espremidos" numa hora. Vale bem a pena ver o vídeo aqui.
quinta-feira, 25 de junho de 2020
sexta-feira, 19 de junho de 2020
Blocos e divisões
É oficial! Estou convencido que, a médio prazo, o mundo se vai dividir em blocos. Uma "grande China", Europa, Estados Unidos e alguns vizinhos, Rússia e alguns vizinhos e os outros (talvez com outro bloco menor na Ásia com Japão, Coreia do Sul e outros. E ficarão os restantes sozinhos e ainda mais pobres.
Serão blocos fechados economicamente e socialmente. O mundo vai ficar pior, mais fechado, mais pobre e com menos liberdade.
sábado, 13 de junho de 2020
A propósito de estátuas
Desconfinamento dá nisto... Parece que um dos tópicos em discussão na praça é "estátuas". Ocorrem-me algumas coisas:
- De repente, parece que toda a gente leu a obra do Padre António Vieira;
- Parece-me evidente o objetivo de ida do mesmo para onde foi, principalmente considerando o tempo e as circunstâncias em que ocorreu;
- A história é o que é e não o que "podia" ou "devia" ser;
Podia ser interessante para os infinitos opinadores de estátuas ler alguma coisa (para além de toda a obra do Padre António Vieira, naturalmente).
Sugiro começar pelo abaixo, até porque muitos para aí caminham a passos largos.
sexta-feira, 12 de junho de 2020
All-out attack
Um mundo a preto e branco. Um mundo de tudo ou
nada.
Um mundo assim não faz sentido. Ou se é a
favor dos polícias ou se é contra? E isto em qualquer assunto. Não existem
escalas, apenas extremos.
A ironia é que isto é apenas uma nova maneira
de segregação.
Já dizia uma senhora deputada: "e quem não pensa como nós é intolerante!"
E ai de quem queira vir discutir um problema
real pois vai ser atacado de forma feroz e cair na armadilha que é atacar o
autor para destruir a ideia.
E tudo a estupidez levou...
Caminhamos a passos largos para atingir o recorde olímpico da estupidez. Lendo esta notícia, a HBO retirou o filme "E tudo o ventou levou" do seu catálogo. Entretanto decidiu-se repor a possibilidade de ver o filme mas com um enquadramento prévio, não fossem os mentecaptos que estão a ver não perceber alguma coisa e saber o que devem sentir.
Mas, para quem pense que isto era mau, vale a pena ler isto também. Ou seja, a LEGO já não publicita o brinquedo "Esquadra de polícia" e os desenhos animados da Patrulha Pata estão a ser atacados porque, entre os diversos personagens, há um que é polícia e é bom!!!
Discutir o problema real é que não há perigo...
terça-feira, 9 de junho de 2020
Não há círculos perfeitos
Nesta época que atravessamos, reduziram-se as emissões poluentes. Em nível suficiente para reverter efeitos como o aquecimento global? Dificilmente.
Aumentou em muito o consumo de materiais plásticos e não recicláveis, o que poderá compensar o efeito acima no médio prazo. Naturalmente. A economia pode ser digital mas as necessidades são ainda muito físicas e têm de ser transportadas de alguma forma.
Penso que parte da solução passa mais por reaproveitar e reutilizar o que temos. É um passo importante a dar antes da reciclagem.
Há algum tempo, tentavam vender-me umas embalagens recicláveis com o argumento de que as atuais que eu tenho não o são. Respondi que quando as atuais que tenho deixarem de servir o faria.
A resposta foi tão básica quanto inconsciente: "mas assim estás a contribuir para poluir mais". Não! Estou a contribuir para poluir menos! Se continuar a utilizar as minhas embalagens não recicláveis por muitos e longos anos não precisarei de as substituir e não contribuirei para a necessidade de novos produtos e criação de mais poluição. O foco tem de ser na produção de novos produtos que, essa sim, deve ser feita de forma o menos poluente possível e assegurando a utilização de materiais duráveis e recicláveis. E claro, é necessário o máximo possível de reciclagem dos resíduos atuais. Se conseguirmos que os produtos demorem mais a serem resíduos, estaremos a contribuir muito para um planeta melhor.
quarta-feira, 3 de junho de 2020
Previsão (talvez) fora de tempo
A Alemanha irá aproveitar este momento para fortalecer (ainda mais) a sua economia. O estado irá participar inicialmente no capital de algumas empresas e fazê-las aumentar a sua dimensão. Não deixará que empresas de outros países adquiram empresas alemãs e fará tudo para que não consigam adquirir grandes empresas europeias.
Consequências?
segunda-feira, 1 de junho de 2020
Sempre emocionante
Subscrever:
Mensagens (Atom)